FOTO DE PERFIL ROBERTO PRADO

By Roberto Prado

A fim de promover um mercado com menos diferenças digitais, a cúpula do Mercosul se reuniu nesta última quarta-feira (17/07/2019), e assinaram um acordo que prevê o fim das cobranças do roaming internacional. A proposta é baseada no modelo da união europeia, que está ativa desde 2017. 

Apesar do tratado ter sido assinado pela cúpula, ele ainda terá que passar pelo o congresso de todos os países participantes, para que se possa ter os seus devidos efeitos, o documento divulgado pela as relações internacionais, prevê o fim das cobranças trinta dias após a ratificação dos países, porém datas não foram divulgadas.

Segundo o Itamaraty, o fim das cobranças do roaming internacional “terá um impacto direto na facilitação e no desenvolvimento de atividades econômicas, tais como o turismo, o comércio digital e a prestação de serviços”.

Roaming internacional no Mercosul 

O Mercosul atualmente é composto pelo o Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai porém o Brasil pretende estender o acordo do “roaming” internacional para o Chile, do qual os países já tiveram um encontro para discutir o assunto.
As normas e restrições do novo modelo de utilização ainda geram dúvidas quanto a sua utilização, porém tudo será coordenado pela as agências regulamentadoras responsáveis de cada país participante (Enacom, Anatel, Conatel e Ursec). Tudo isso para que haja um esclarecimento e equilíbrio para todos envolvidos.

Atuais soluções para roaming internacional

Ao viajar para o exterior temos que realizar diversas tarefas, para que tudo ocorra conforme planejado, e a comunicação é uma delas, falando nisso você conhece as soluções mais recorrentes? 

  • Pacote de “roaming” internacional ( Contratado diretamente com a sua operadora de telefonia, os valores variam de acordo com a sua operadora, e pacote contratado)
  • Chip local (Uma solução mais econômica, porém você deixa de utilizar o seu número telefônico) 
  • Wi-fi (Em lugares com alto índice de turista, os ambientes costumam ter wi-fi gratuito, o lado ruim disso, é que você fica limitado a um local, e expõe a segurança do seu aparelho). 

Consultoria em Telefonia Empresarial

Se você deseja ter  certeza da melhor contratação do mercado, não poder deixar de entrar em contato conosco. Atuamos há mais de quinze anos, oferecendo qualidade e tranquilidade aos nossos clientes. 

Ligue agora mesmo (11) 3852-0971 e saiba mais