Por que a comunicação empresarial se baseia em telefonia fixa?

Apesar da evolução tecnológica que tivemos ao longo dos anos, alguns objetos são insubstíveis, é o caso da telefonia fixa.

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By Roberto Prado

Embora a evolução tecnológica proporcione diariamente a criação de inovadores métodos de comunicação, certos canais surgidos há bastante tempo ainda se mantém imprescindíveis quando o assunto é atingir objetivos organizacionais, o melhor exemplo disso é a telefonia fixa.

Com surgimento no final do século XIX, o telefone fixo continua, até os dias atuais, a ser a melhor opção para organizações empresariais que almejam conquistar objetivos específicos e expandir seus negócios, justamente por contar com caracterísicas insubstituíveis.

O uso correto de telefones desde pequenas até grandes empresas traz benefícios focados não apenas para produção interna mas para o aumento da interatividade fora da empresa, através do contato com fornecedores e cliente.

Adotar o uso de telefones traz, além da comunização, a diminuição de despesas, ganhos relacionados á satisfação do público consumeiro, maior sintonia em meio a trabalhadores de diversos setores e aumento da confiabilidade ante á todo público.

Aquele empreendedor que não adota o telefone fixo no cotidiano de seu empreendimento, está, definitivamente, reduzindo as probabilidades de crescimento.

Como bem sabemos,  ainda que a propagação da rede seja elevada e possua inúmeros benefícios, grande parte da clientela ainda possui o telefone como meio de se aproximar das empresa que se relaciona.

Através de ligações telefônicas os clientes

  • Sanam suas dúvidas;
  • Realizam avaliações de produtos e serviços prestados;
  • Realizam compras;
  • Tornam-se fidelizados do serviço ou produto.

Telefonia fixa: um processo de evolução

Aquele que acredita que a telefonia fixa não sofreu evoluções desde seu início está completamente enganado.

As telefonias investem, dia após dia, em desenvolvimento tanto das linhas, quanto a inovações e aprimoramentos de recursos.

Diante do atual cenário, o planejamento empresarial apresenta elevada integração de considerando o custo e benefício. Entretanto, é necessário tomar algumas precauções. Durante a a fase de escolha de uma operadora de telefonia, é preciso estar certo que a mesma oferta exatamente aquilo que você necessita para sua empresa.

Neste contexto, o melhor a se fazer é contratar uma consultoria especializada,  com alto reconhecimento no mercado, como a Help Consult.

É necessário compreender os benefícios trazidos pelas telefonias empresariais e não bani-las de sua empresa para sair à frente no mercado de trabalho.

Vantagens de manter o telefone empresarial

A linha telefônica proporciona a criação de planos direcionados à soluções pontuais, voltadas para cada empreendimento.

Neste momento, iremos aprentar alguns benefícios prazidos pelas telefonias se comparadas aos demais meios de comunicação atuantes do mercado. Deste modo, você poderá tirar o melhor proveito delas.

Atendimento humanizado e personalizado

A principal vantagem dos telefones são, sem dúvidas, tratar-se de um meio humanizado de comunicação. Com a internet surgiram os suportes online, entretanto,  muitos clientes ainda sentem a necessidade de falar diretamente com o funcionário capacitado para resolução do seu problema.

Deste modo, a interação é essencial para diversos segmentos, iniciando na venda e finalizando no suporte. É preciso ter em mente que a busca pela satifação do cliente deve ser prioridade.

É essencial que as empresas mantenham um setor capacitado e que esteja diariamente atualizando-se para realizar o atendimento aos diversos clientes que procuram a empresa através de ligações.

O atendimento telefônico necessita ser realizado de maneira coerente, calma e que repasse segurança e confiabilidade, representando sua marca e sua proposta.

Aumento da credibilidade

Entender e  utilizar a telefonia certamente irá afetar o modo como o público e potenciais cliente vêem sua empresa. Um elevado número de consumidores ainda permanece insegura a negócios feitos apenas via redes sociais e telefones celulares.

Isto se deve à maior ocorrência de fraude por meio de novas tecnologias. Além disso, através do atendimento telefônico é possível resolver de maneira pontual os problemas de clientes, por meio da flexibilidade e não de maneira genérica como geralmente ocorre.

Porta de entrada aos demais empreendimentos

O telefone se mostra a melhor alternativa quando o assunto é atrair novos clientes. A pré-venda de um produto através de uma via telefônica oportuniza o aprimoramento de aspectos como novos contratos, informações sobre os produtos e fechamento de acordos comerciais.

Para alcançar resultados favoráveis, tais ligações necessitam ser realizadas através de meios de planejamento extremamente bem definidos, do contrário, poderá gerar o efeito contrário.

Deve-se começar focando no público que se pretende atingir e refazendo estratégias que atendam suas necessidades.

Agilidade quanto ao atendimento

Diante de um cenário com muita competitividade, como é o mercado atual, deixar o clientes aguardando atendimento significa entregá-los aos demais concorrentes sem poder mostrar seu potencial.

Pelo fato de os clientes depositarem não apenas confiança, mas sim dinheiro nas empresas, eles exigem o melhor atendimento.

Manter o atendimento através de um número fixo que permite contato integral com o público inicia uma grande e plena conexão entre clientes e empresas.

Ademais, nem todas as pessoas aderem a novas tecnologias, até mesmo por questões costumeiras e regionais.

Crescimento da produção

O negócio será terá cada vez mais sucesso caso consiga estreitar relações entre as pessoas, independente se elas são ou não do mesmo setor. Investigar diariamente a interação de ideais, informações e metas faz é indispensável para manutenção de ambientes empresariais sustentáveis e desenvolvidos.

Uma rede telefônica bem estruturada, e totalmente interligada, é um canal de comunicação indispensável para esse objetivo.

Necessitar mover-se entre os setores todas as vezes que precisa repassar um recado, solicitar uma informação ou esclarecimentos traz perda de foco e concentração, além de propiciar a perda de tempo nestas tarefas simples, as quais podem ser evitadas com uma simples ligação.

Além disso, as ligações evitam a espera por respostas. Lembre-se que qualquer segundo desperdiçado pode ser sinônimo de prejuízo para o negócio.

Por este motivo o telefone possibilita maior produtividade e  eficiência no ambiente de trabalho. A tendência é que as telefonias continuem inovando e trazendo mais benefícios às empresas.  

Concluindo

É fato notório que os meio de comunicação tendem inovar-se dia após dia e, com isso, outros acabam sendo substituídos.

Entretanto, quando falamos em telefonia fixa, por possui características próprias e tantas vantagens, a mesma consolidou-se dentro das empresas, sendo a tendência apenas evoluir e não sofrer substituição.

Tendo em vista todo o elencado neste artigo, é preciso que você, empreendedor, mantenha este sistema em sua empresa e mantenha a ligação direta com seus clientes.